Diários de Bordo

Data: Sextas-Feiras – 21 de Setembro de 2007 e 28 de Setembro de 2007

Horas: Das 10h05m até às 13h15m

  

Esta primeira aula de Área de Projecto constou na apresentação da disciplina aos alunos, por parte dos professores, bem como a metodologia da mesma. A professora deu-nos a entender a importância desta área disciplinar para os nossos futuros empregos, partindo da sua definição, objectivos e metas a alcançar.

Na segunda parte da aula realizamos uma pequena visita ao interior e exterior da escola, procurando as suas vantagens e desvantagens, ou seja, o que há de bom e mau na escola, para uma posterior apresentação das mesmas à comunidade escolar, pelo meio de um cartaz.   Numa tentativa de a turma de conhecer melhor, demos inicio ao jogo “Conhecer melhor o outro”, tendo como objectivo a formação dos futuros grupos de trabalho.

 

Na segunda aula de Área de Projecto, continuamos o jogo “Conhecer melhor o outro”. De seguida, realizamos uma ficha de trabalho “Quem sou eu?”, na qual referimos as nossas qualidades, defeitos, preferências e futura formação escolar.

No segundo momento da aula, organizamos melhor o cartaz relativo às vantagens e desvantagens da nossa escola, para o expor no Pavilhão A. No restante tempo de aula, pesquisamos na Internet de modo a escolher o tema.

   

Data: Sextas-Feiras – 12 de Outubro de 2007 e 19 de Outubro de 2007

Horas: Das 10h05m até às 13h15m

 

Nesta aula, todas as turmas do 12º ano reuniram-se na cantina da escola para assistir a uma palestra dada pela DECO, intitulada “DECO Jovem: Educação do consumidor”, no âmbito da disciplina de Área de Projecto. Esta Palestra teve como objectivo a apresentação de possíveis temas para os projectos a desenvolver pelos alunos.

Na aula seguinte, os grupos de trabalho foram formados bem como a escolha dos temas a serem trabalhados pelos mesmos e foi-nos dado a conhecer os critérios de avaliação.

 

Nesta aula, começamos a pesquisa na Internet os possíveis subtemas a abordar no projecto e passámos à elaboração do ante-projecto do grupo e à sua apresentação à professora.

No segundo momento da aula, realizamos a divisão de tarefas pelos elementos do grupo e pelos respectivos períodos.

  

Data: Sextas-Feiras – 26 de Outubro de 2007 e 2 de Novembro de 2007

Horas: Das 10h05m até às 13h15m

  

No bloco anterior à visita de estudo, os elementos do grupo estiveram a dividir as tarefas a executar durante os três períodos lectivos.

Seguidamente ocorreu a referida visita de estudo ao Palácio do Freixo, na qual podemos observar uma exposição do pintor Salvador Dali intitulada “Salvador Dali no Porto”. Na exposição estavam expostos inúmeros quadros do pintor bem como algumas esculturas por ele realizadas.

 

No dia 2 de Novembro, não foi possível à professora responsável dar-nos a aula, e por isso esta foi-nos dada pelo professor Reinaldo Padrão. Como os outros grupos se encontravam em trabalho de campo, apenas o nosso grupo esteve na sala. Como o professor reparou que o nosso grupo estava com alguma dificuldade na elaboração dos temas do projecto, decidiu trocar algumas impressões connosco afim de as esclarecer. Falamos então, nas disparidades e tipos de consumo da nossa sociedade. Esta aula foi muito enriquecedora para todos os elementos do grupo visto que podemos chegar a um consenso acerca dos temas a abordar no nosso projecto.

   

Data: Sextas-Feiras – 9 de Novembro de 2007 e 16 Novembro de 2007

Horas: Das 10h05m até às 13h15m

  

             No dia 2 de Novembro comemorou-se na escola os “Jogos Tradicionais”, nos quais dois elementos do grupo participaram, não podendo por isso estar presentes na aula. Mas os restantes elementos do grupo, que estavam em aula, começaram a desenvolver os tópicos do tema consumo (“O que é o consumo?”, “Exemplos de consumo”, “Consequências do acto de consumir”, “Tipos de consumo”, “Factores de que depende o consumo” e a “Sociedade de consumo”) e iniciaram a construção do blog do grupo intitulado “Enciclopédia do Consumo”.

 

Nesta aula o grupo esteve a organizar o planeamento do seu trabalho e a dividir tarefas pelos elementos do grupo para o primeiro período. Esteve, também, a passar para suporte digital a informação recolhida na aula anterior sobre o tema “Consumo” e deu inicio ao seu blog colocando no mesmo a informação anteriormente referida.

   

Data: Sextas-Feiras – 23 de Novembro de 2007 e 30 de Novembro de 2007

Horas: Das 10h05m até às 13h15m

  

            O nosso grupo nestes dias trabalhou essencialmente em tratamento estatístico, ou seja, depois de termos entregue os inquéritos a todas as turmas do 12º ano, analisamos esses inquéritos e esses dados.

Através destes dados realizamos vários relatórios (um para cada turma), podendo chegar a várias conclusões e isso permitiu-nos perceber melhor as preferências dos alunos em relação ao seu consumo bem como a sua mentalidade.

 

  

Data: Sextas-Feiras-7 de Dezembro de 2007 e 14 de Dezembro de 2007

Horas: Das 8h20m até às 9h50m

Neste dia, o grupo elaborou o relatório de grupo onde apresentou as actividades realizadas ao longo do período e as dificuldades sentidas. Também organizamos o dossiê de grupo que contem o ante-projecto, os inquéritos e respectivos relatórios e estatísticas e as cartas enviadas. Toda a turma realizou a auto e hetero-avaliação e o balanço do projecto.

Na aula seguinte, todos os grupos fizeram a apresentação do seu ante-projecto.

                                                                               

Extra

 

Data: Sextas-Feira-2 de Novembro

Horas: Das 14h30m até às 17h

 

Neste dia, o grupo reuniu-se de forma a desenvolver o nosso projecto.

Um dos elementos do grupo não pode comparecer por motivos pessoais (o Hélder).

Durante este tempo estivemos na biblioteca da escola, onde pesquisamos informações de modo a elaborar os inquéritos para as turmas do 12º ano e também para a comunidade extra-escolar.

   

 

Data: Sexta-Feira -12 de Novembro de 2007

Horas: Das 14h30m às 17h

  

Neste dia os elementos do grupo reuniram-se para a elaboração do planeamento do projecto e das cartas de pedido de financiamento a instituições e de autorização para a entrega dos inquéritos as turmas do 12º ano.

Neste mesmo dia ficou definido o subtema do grupo “Consumo: Sabes Consumir? – Uma Sociedade Consciente, Um Mundo Diferente”.

  

Data: Terça e Quarta-feira – 20 de Novembro de 2007 e 21 de Novembro de 2007 

Horas: Das 11h35m às 13h e das 9h05m às 9h50m

  

Nestes dias, os elementos do grupo distribuíram os inquéritos pelas turmas do 12º ano.

No dia 20 distribuímos os inquéritos entre as 11 e 12 horas. E no dia 21 realizamos a distribuição entre as 9 e as 10 horas.

  

Data: Quarta-Feira-12 de Dezembro de 2007

Horas: Das 13h30m até às 17h

O grupo reuniu-se fora de aula com vista a organizar os diapositivos para a aula de apresentação dos ante-projectos.

 

 

 

2ºPeriodo

Data: Sextas-Feiras-4 de Janeiro de 2008 e 11 de Janeiro de 2008

Horas: Das 10h05m às 13h15m

 

Na primeira aula, o grupo começou por readaptar o planeamento para os próximos períodos. Assim, definimos melhor as nossas estratégias, a divisão de tarefas e prazos a cumprir.

Com vista a comemorar o Dia Mundial do Consumidor, o grupo iniciou a preparação das actividades a realizar.

Como o Blog anterior não era do agrado dos membros do grupo e da professora responsável, construímos um novo.

 

Na segunda aula, continuamos com a remodelação do nosso Blog, no qual começamos a colocar informação acerca do tema, elaboramos também uma carta para o conselho executivo afim de pedir autorização para a celebração do Dia Mundial do Consumo na nossa escola e criamos o logótipo do grupo.

 giselda

Data: Sextas-Feiras-18 de Janeiro de 2008 e 25 de Janeiro de 2008

Horas: Das 10h05m às 13h15m

 

Neste dia o nosso grupo deslocou-se até á DECO para entregar uma carta pessoalmente, uma vez que não obtemos nenhuma resposta a carta enviada anteriormente por correio electrónico. Com esta carta tínhamos o objectivo de pedir alguma ajuda e estabelecer parceria entre a DECO e o nosso projecto. Uma vez que o responsável pela parceria entre a DECO e a escola não se encontrava disponível, ficou marcada uma reunião com a data a definir entre os responsáveis.

 

O grupo concluiu a realização do planeamento através da divisão das tarefas pelos elementos do grupo.

Iniciamos a pesquisa relativa ao tema crédito (bancos que concedem credito a jovens universitários) e ao tema reclamar através da procura da informação sobre o livro de reclamações e a elaboração de um modelo de uma carta de reclamação.

Começamos a organização das turmas em grupos para que estas pudessem visitar o nosso consultório económico, os horários de funcionamento o mesmo e realização de uma circular para que alunos e docentes tomassem conhecimento do início do consultório.

carina 

Data: Sextas-Feiras-1 de Fevereiro de 2008 e 8 de Fevereiro de 2008

Horas: Das 10h05m às 13h15m

 

Neste dia nos tivemos a realizar cartazes para distribuir aos alunos e panfletos para colocar no consultório económico. Nesta aula o nosso grupo dividiu-se em grupos de dois para trabalhar em diferentes aspectos. Depois de ter acabado o que planeamos no início da aula, dedicamo-nos a realizar os diários de bordo em atraso.

 

Nesta aula o nosso grupo iniciou o seu grande objectivo, o consultório económico. Neste dia nós informamos os alunos de informática sobre o que era o consumo, os vários tipos de consumo, os direitos e deveres do consumidor assim como ensinar como redigir uma carta de reclamação. Depois disto tudo distribuímos um exemplo de carta de reclamação para que estes ficassem a conhecer a sua estrutura e posteriormente os alunos realizaram um jogo de palavras cruzadas sobre o tema abordado no consultório, para aplicar os conhecimentos adquiridos.

Helder

Data: Sextas-Feiras-15 de Fevereiro de 2008 e 22 de Fevereiro de 2008

Horas: Das 10h05m às 13h15m

 

Neste dia continuamos com o nosso projecto no consultório económico. Desta vez a turma que nos visitou foi a turma de biologia, e como na semana passada, informamos estes alunos de temas relacionados com o consumo. E por fim realizaram também as palavras cruzadas sobre o consumo.

 

Nesta aula o nosso grupo começou por trabalhar num resumo do nosso projecto, em que foi dito toda a nossa evolução, os produtos finais e como correr as aulas dadas por nos no consultório económico. Depois disso, executamos o trabalho de grupo que tem como data de entrega o dia 22 de Fevereiro. Realizamos também uma circular com o objectivo de informar os alunos do nosso concurso de matérias reciclados com o tema “A Primavera”.

Nicole

 

Extra

Data: Terça-Feira-22 de Janeiro de 2008

Horas: Das 11h35m às 13h15m

 

No dia 22 de Janeiro o nosso grupo reuniu-se para tentar dinamizar o projecto, contribuímos com varias ideias, como por exemplo jogos para tornar o nosso projecto mais atractivo. Para além disso trabalhamos no planeamento e em grupo contribuímos para a formação do flyer que iremos distribuir aos alunos com informação relativa ao consultório económico.

  

Data: Terça-Feira-29 de Janeiro de 2008

Horas: Das 11h35m às 13h15m

 

Aproveitamos este dia para pensar e realizar o nosso logótipo e para a continuação da elaboração dos jogos a realizar no consultório económico (palavras cruzadas e sopa de letras).

 

3º Periodo

 

Data: Sextas-Feiras-2 de Maio de 2008 e 9 de Maio de 2008

 

Horas: Das 10h05m até às 13h15m

 

Nesta aula o nosso grupo trabalho essencialmente em assuntos relacionados com o concurso que se iria realizar na escola, no dia 9 de Maio, onde os alunos do básico iriam realizar uma “obra de arte” com produtos recicláveis e reutilizáveis.

Trabalhamos também na continuação do guião que começamos na aula anterior, tentamos entender da melhor forma como iríamos realizar essa entrevista, pesquisamos e tratamos essa pesquisa da melhor forma a entender os truques e conselhos mais evidentes e que nos poderiam ajudar a realizar a entrevista da melhor forma possível.

 

Nesta aula o nosso grupo esteve toda a aula de área de projecto a assistir a duas palestra acerca do Dia da Europa, onde os responsáveis por esse dia de festa eram o grupo A da Área de Projecto de Economia/Geografia, “Europa em Movimento”.

Durante a aula de área de projecto assistimos a duas palestras, onde a primeira foi tinha como assunto tudo acerca da Europa, desde o seu inicio ate aos dias de hoje, e em segundo lugar, assistimos a uma palestra cujo o orador era um Professora da escola, chamado António Pêres cujo o assunto tratado era o enquadramento historio da Europa.

 

 

 

Data: Sextas-Feiras-16 de Maio

 

Horas: Das 10h05m até às 13h15m

 

Nesta aula o nosso grupo trabalhou na gestão do blogue, coloca-mos mais textos no blogue e mais quadros para que este possa ficar mais rico em termos de informação e mais atractivo. Trabalhamos também na elaboração do jornal de parede, continua-mos o que não foi acabado na aula anterior.

Extra

 

 

Data: Terça-Feira-20 de Maio de 2008

 

Horas: Das 11h35m até às 13h15m

 

 

Neste dia, a Carina, a Giselda e a Nicole elaboraram o vídeo para a entrevista de emprego.

 

 

Data: Quarta-Feira-28 de Maio de 2008

 

Horas: Das 19h às 20h

 

Neste dia, o grupo realizou a sua apresentação final do projecto, na qual expôs todo o trabalho efectuado ao longo do ano.

1 Comentário Add your own

  • 1. Rui Martins  |  Maio 13, 2008 às 8:25 pm

    Bom dia, caras colegas!

    O blog está engraçado, muito bem estruturado.
    Estou à espera de mais informação.
    Já soube que o Dia Mundial do Consumidor correu conforme planeado, fico muito feliz por saber que o projecto está a correr bem.
    Continuem com o bom trabalho!

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed