Lei da Procura & Lei da Oferta

Procura e Oferta

  A Procura

Procura – conjunto de bens e serviços que os consumidores estão dispostos a comprar aos mais diferentes preços. 

·        Quantidade procurada depende da quantidade de moeda que os consumidores estão dispostos a entregar para obter determinada quantidade de bens.

 Lei da procura afirma que a quantidade procurada por um bem varia na razão inversa do respectivo preço. 

·        Sempre que o preço de um bem aumenta (diminui) a respectiva quantidade procurada deverá diminuir (aumentar).

 

Curva da procura 

 

Quantidades Procuradas (unidade)

Preço ()

500

5

360

10

240

15

160

20

100

25

 

 

Relação Inversa 

·        A medida que o preço desce as quantidades procuradas aumentam;

·        Quando o preço aumenta as quantidades procuradas diminuem.

 

 

Factores que determinam s quantidades procuradas:

·      Variação do rendimento dos consumidores;

·      Variação do gosto dos consumidores;

·      Sazonalidade;

·       Publicidade;

·        Etc.  

A Oferta:

 Oferta – Conjunto de bens e serviços que os produtores estão dispostos a vender, no mercado, para cada preço. 

·                   A oferta descreve o comportamento dos produtores, estabelecendo a relação existente entre os custos de produção e o preço de venda dos bens e serviços, uma vez que a actuação dos produtores visa a realização de lucro.

·                   Isto é, o produtor estará disposto a colocar bens e serviços no mercado desde que o respectivo preço de venda seja superior ao custo de produção, de modo a obter um lucro para a empresa. 

Lei da Oferta refere que a quantidade oferecida de um bem varia na razão directa do respectivo preço. 

 Curva da Oferta   

  

Quantidades Oferecidas (unidade)

Preço ()

300

5

675

10

888

15

1000

20

1100

25

Relação Directa 

·        A medida que o preço aumenta as quantidades oferecidas aumentam;

·        A medida que o preço diminui as quantidades oferecidas diminuem.  

 

Factores condicionantes da oferta:

·   Variação da Procura

·    Mudanças tecnológicas

·    Sazonalidade

·    Condições climatéricas para os produtos agrícolas  

 

 

 

 

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: